Ambas utilizam toques manuais e promovem relaxamento e alongamento. A massagem relaxante e a massagem terapêutica, no entanto, têm objetivos e técnicas diferentes.
A massagem relaxante é indicada para quem busca descanso físico e mental. Seus movimentos são mais suaves, contínuos e ritmados, ativando o sistema nervoso parassimpático, que induz ao descanso e ao sono. Ela ajuda a desacelerar o corpo, melhora a circulação e proporciona bem-estar generalizado. Pode ser feita com óleos ou cremes neutros, com foco na intensificação do estado de relaxamento.
Já a massagem terapêutica tem o foco no alívio de dores. Atua no tratamento de tensões musculares que geram desconforto, como um torcicolo, por exemplo, ou dor nas pernas depois de uma partida de futebol ou caminhada mais puxada. O terapeuta aplica pressões, muitas vezes combinadas com técnicas como liberação de pontos gatilho e alongamentos. É indicada para quem sente dores persistentes, desconforto por má postura ou esforço repetitivo.
No Espaço Tao, avaliamos cada situação para indicar a abordagem mais adequada. É possível combinar as duas técnicas na mesma sessão: começando com relaxamento, passando pelo alívio da dor referida e retornando ao relaxamento até o fim da sessão.